Comenda do Legislativo Catarinense será entregue nesta segunda-feira |
Atenção comunidade, as ações de combate à dengue precisam ser constantes e durante o ano todo. Há poucos dias, Descanso registrou mais dois casos positivos da doença, o que reforça a necessidade de intensificar os cuidados para que a situação não se agrave no município e na região.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Débora Weschenfelder Magrini, desde o início do ano foram registrados 97 casos positivos de dengue em Descanso. O município passou por uma epidemia e está em um período inter-epidêmico.
Frente a este cenário, na última semana, representantes da administração pública e especialistas em saúde se reuniram para planejar ações estratégicas de combate à dengue no município. Débora destaca que uma das ações definidas foi a realização de um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
O mutirão será realizado na próxima sexta-feira, dia 22. Durante a programação serão repassadas orientações para a população em geral e em estabelecimentos comerciais, como borracharias. Nesta data, também haverá uma inspeção nas lixeiras espalhadas pela cidade, para verificar se estão acumulando água, e haverá inspeção nos postes com placas para também verificar se há depósitos com água. A iniciativa também contará com o uso de drone para verificar situações de risco para proliferação do mosquito em locais de difícil acesso, para que seja feita a limpeza ou correção do desnível, no caso de identificar problemas em calhas.
Débora acrescenta que durante esta semana, dos dias 7 a 14, também foram promovidas ações educativas nas escolas, além de vistoria nos pátios e estrutura escolar para verificar se havia algum local acumulando água e sendo um possível criadouro do mosquito.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica reforça o pedido para que a população continue com os cuidados. "A gente está em um período inter-epidêmico, e não pode parar. Que a população tire 10 minutos do seu dia, uma vez por semana, para verificar o seu jardim, as suas casas, com o intuito de verificar se tem algum local que esteja acumulando água e seja um possível criadouro do mosquito", alerta.
Deixe seu comentário