DESCANSO

Anunciadas novas medidas após confirmação de casos de dengue

  • Folha do Oeste -

Atenção comunidade, as ações de combate à dengue precisam ser constantes e durante o ano todo. Há poucos dias, Descanso registrou mais dois casos positivos da doença, o que reforça a necessidade de intensificar os cuidados para que a situação não se agrave no município e na região.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Débora Weschenfelder Magrini, desde o início do ano foram registrados 97 casos positivos de dengue em Descanso. O município passou por uma epidemia e está em um período inter-epidêmico.
Frente a este cenário, na última semana, representantes da administração pública e especialistas em saúde se reuniram para planejar ações estratégicas de combate à dengue no município. Débora destaca que uma das ações definidas foi a realização de um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
O mutirão será realizado na próxima sexta-feira, dia 22. Durante a programação serão repassadas orientações para a população em geral e em estabelecimentos comerciais, como borracharias. Nesta data, também haverá uma inspeção nas lixeiras espalhadas pela cidade, para verificar se estão acumulando água, e haverá inspeção nos postes com placas para também verificar se há depósitos com água. A iniciativa também contará com o uso de drone para verificar situações de risco para proliferação do mosquito em locais de difícil acesso, para que seja feita a limpeza ou correção do desnível, no caso de identificar problemas em calhas.
Débora acrescenta que durante esta semana, dos dias 7 a 14, também foram promovidas ações educativas nas escolas, além de vistoria nos pátios e estrutura escolar para verificar se havia algum local acumulando água e sendo um possível criadouro do mosquito.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica reforça o pedido para que a população continue com os cuidados. "A gente está em um período inter-epidêmico, e não pode parar. Que a população tire 10 minutos do seu dia, uma vez por semana, para verificar o seu jardim, as suas casas, com o intuito de verificar se tem algum local que esteja acumulando água e seja um possível criadouro do mosquito", alerta.

Risco de aumento nos casos de dengue exige cuidados redobrados Anterior

Risco de aumento nos casos de dengue exige cuidados redobrados

Presidente da Assembleia Legislativa avalia Alesc Itinerante na Serra Próximo

Presidente da Assembleia Legislativa avalia Alesc Itinerante na Serra

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso