Aniversário sem festa

-

Amanhã, dia 9, Belmonte vai completar 13 anos de emancipação político/administrativa, mas sem nenhuma programação festiva. O prefeito recém empossado, Mauri Scaranti (PMDB), explica que a opção de não fazer nenhuma atividade foi tomada porque a administração não tem conhecimento da condição atual das finanças municipais. "Estamos nos comprometendo a fazer, nos próximos três anos, uma grande renovação com relação ao aniversário de Belmonte, trazendo atrações novas e sempre ouvindo a opinião da população para que os moradores ajudem a definir a programação", garante Scaranti.

Ele aproveitou para agradecer à comunidade e a toda a equipe que colaborou para a emancipação. O chefe do Executivo fez uma mensão especial aos ex-prefeitos Silvestre Wichoroski e Volmir José Giumbelli, pelo trabalho desenvolvido à frente da administração. "Enfim, toda a comunidade de Belmonte está de parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo município", declara.

Município há 13 anos

Belmonte é uma cidade nova, uma das últimas do Estado a conseguir a emancipação, em 9 de janeiro de 1992. Mas a história começou bem antes. Belmonte foi colonizado por volta de 1945 por agricultores vindos do Rio Grande do Sul que buscavam terras baratas e férteis. Os primeiros pioneiros eram poloneses das famílias de Estanislau Nievinski e Félix Wronski.

O já falecido padre Aurélio Canzi foi quem deu o nome à região do município, quando atendia pela paróquia de SMOeste. A origem da palavra belmonte é italiana e significa "um lindo monte". Anos após, em 1964, no dia 17 de maio, Belmonte tornou-se o segundo distrito de Descanso. A emancipação surgiu com o aumento da população, surgimento de entidades e organização e estruturação de grupos sociais. Francisco Revers foi escolhido como presidente da comissão pró-emancipação, que atingiu seu objetivo após reuniões, visitas, viagens e contatos na capital.

Segundo o censo de 2000, a população de Belmonte é composta, em sua maioria, por moradores do campo, o que revela a importância do setor ao município. Dos 2.588 habitantes, 952 moram na área urbana e os outros 1.636 na rural.

Anterior

Scaranti distribui as secretarias

Próximo

Secretariado de Bandeirante terá apenas uma mudança

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso