OESTE CATARINENSE

Agentes Territoriais do Sebrae/SC iniciam atuação em 43 municípios

  • Divulgação MB -

Nesta segunda-feira, dia 25, iniciaram os trabalhos do Programa ATS (Agente Territorial Sebrae) na região Oeste catarinense. A iniciativa tem como objetivo prestar consultoria e dar acompanhamento à implementação de estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC, Réges Chimello, os municípios da região receberão a visita de um agente territorial que trabalhará alguns pontos estratégicos de maneira gratuita. “Entre as ações prioritárias estarão a atuação do agente de desenvolvimento, governança pública e implementação da Sala do Empreendedor”, antecipa.

Chimello explica que tanto a figura do agente de desenvolvimento, quanto a Sala do Empreendedor estão previstas na Lei Geral, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A iniciativa foi estabelecida pela Lei Complementar nº 123/2006 para regulamentar um tratamento favorecido, simplificado e diferenciado a esse setor.

“As Administrações Municipais precisam disponibilizar essa prestação de serviço gratuita aos empresários locais, bem como facilitar o acesso deles às informações e simplificação de processos”, argumenta Chimello. Esse trabalho fomentará o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social e fortalecimento da economia.

Outra ênfase da atuação do ATS nos municípios da região será a integração do agronegócio nas Salas do Empreendedor. A intenção é auxiliar na busca de novos mercados para esse setor, valorizar os produtos da agricultura familiar e incentivar os empreendedores rurais a serem fornecedores do Poder Público.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, o ATS é fundamental para apresentar novas possibilidades e identificar o que é possível melhorar no município. “Fazemos um apelo para que a governança nos municípios seja receptiva aos agentes territoriais e colaborem com esse trabalho voltado a convergir recursos, atores e processos para um desenvolvimento de maneira sustentável e competitiva”, enfatiza.


MUNICÍPIOS ATENDIDOS

Na região Oeste catarinense receberão um agente territorial do Sebrae/SC os seguintes municípios: Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunhataí, Entre Rios, Formosa do Sul, Guatambu, Ipuaçu, Ipumirim, Irati, Itá, Jupiá, Ouro Verde, Paial, Passos Maia, Ponte Serrada, Presidente Castelo Branco, Quilombo, Santiago do Sul, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Vargeão, Xanxerê e Xavantina.

No Extremo Oeste serão atendidos: Campo Erê, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Mondaí, Palmitos, Paraíso, Romelândia, Santa Helena, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Tigrinhos e Tunápolis.



MB Comunicação

Unoesc São Miguel do Oeste fortalece a formação continuada de professores na região Anterior

Unoesc São Miguel do Oeste fortalece a formação continuada de professores na região

Ocorrências envolvendo contrabando e descaminho são registradas na região Próximo

Ocorrências envolvendo contrabando e descaminho são registradas na região

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso