EVENTO

Aberto 1º seminário de gestores e técnicos esportivos no Parlamento

  • Divulgação Agência AL -

A adoção de políticas públicas e de ações governamentais que impactem diretamente no avanço do esporte em Santa Catarina centrou a primeira edição do Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos do Estado, que acontece nesta quinta, dia 27, e sexta-feira, dia 28, no Auditório Antonieta de Barros, no Parlamento catarinense, reunindo um público de mais de 400 pessoas, entre especialistas da área, gestores, dirigentes, técnicos, atletas, ex-atletas e comunidade acadêmica ligada ao esporte.

A iniciativa da Comissão de Esportes e Lazer, que conta com a parceria da Escola do Legislativo, trata de assuntos pontuais como, por exemplo, a estratégia que levou o Comitê Olímpico do Brasil à elite mundial no ciclo Paris 2024, além de capacitar gestores esportivos estaduais de Santa Catarina com conhecimentos e habilidades essenciais para a gestão eficaz de programas e eventos esportivos, promovendo a melhoria contínua das práticas de gestão esportiva no estado.

A solenidade de abertura, que aconteceu na manhã desta quinta contou com a presença do proponente do evento, deputado Fernando Krelling (MDB), do presidente da Comissão de Esportes e Lazer, deputado Camilo Martins (Podemos), do presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), do deputado Mário Motta (PSD), do presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista, do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho, do diretor de Operações do Comitê Olímpico do Brasil, Marcelo Vido, do presidente do Conselho Estadual de Esportes, Fernando Hackradt, do campeão hexa mundial de Futsal com a Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier, entre outras autoridades ligadas aos esportes, vereadores, prefeitos e populares. 


Oportunidade estratégica  

Para o deputado Fernando Krelling, o encontro proporciona diálogo e muita troca de experiências. “É uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento contínuo do esporte em Santa Catarina. O evento busca fortalecer a base e garante melhores resultados a médio e longo prazo, promovendo a melhoria contínua das práticas de gestão esportiva no estado”, defende o parlamentar. Krelling destacou que está muito orgulhoso em liderar esse tema, que contou com o apoio incondicional do Parlamento.

Ele destaca que pela primeira vez Santa Catarina está reunindo no Parlamento nomes do esporte nacional e internacional com muito conhecimento em gestão esportiva. “O que esses expoentes irão compartilhar conosco fará, certamente, a diferença na promoção do esporte catarinense nas bases, no dia-a-dia de cada equipe e gestor”, completa Fernando Krelling, que defende a importância do Estado criar uma lei de apoio e incentivo às práticas esportivas. “O esporte muda vidas”, pontuou.


Mudança de chave

Mesma narrativa foi compactuada com o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal, que também é membro da Comissão de Esportes e Lazer, e destacou a importância desse debate.

“O Parlamento, a partir da sensibilidade do deputado Fernando Krelling, está de parabéns em promover essa discussão.  Nós temos muitos desafios no esporte, principalmente amador. Temos bons atletas com potencialidade, mas no momento que eles mais precisam de um suporte financeiro, principalmente, dos órgãos governamentais, enfrentam dificuldades”, observou.

Nadal enfatizou que é necessário buscar no Governo, tanto nas esferas federal, estadual e municipal, e na iniciativa privada investimentos para o desenvolvimento do esporte. “Esse encontro é fundamental para resultar em avanços efetivos para o esporte”, citou.

Para o presidente do colegiado, deputado Camilo Martins, essa iniciativa é grandiosa pelo debate único que propõe. “Infelizmente o esporte sempre foi renegado. Temos que mudar essa concepção e avançar para tratar de forma igualitária o esporte e a educação”, argumentou. Para ele, é chegado o momento de uma mudança de chave no Brasil.

“Santa Catarina inovou com a Universidade Gratuita e eu sugeri que 5% das vagas fossem destinadas para os atletas que se destacaram nos últimos cinco anos do ensino médio. Hoje o esporte está competindo com as redes sociais, com o universo digital, por isso temos que incentivar os jovens a praticarem as modalidades esportivas”, disse.

O deputado Mário Motta, que também é membro da Comissão de Esportes e Lazer, concordou com a manifestação dos demais deputados. “É no esporte, que as crianças e jovens aprendem a ter respeito um com o outro. A melhor definição de democracia é através de diálogo e respeito”, observou.


Protagonista de sua vida

O hexacampeão mundial de Futsal, o lageano Marcos Xavier Andrade, mais conhecido como Marquinhos Xavier, é uma das estrelas do evento que vai palestrar a tarde sobre o tema “A pressão é um privilégio para poucos”, destacando que é na pressão que as pessoas atingem a superação e se tornam inspiração para outras. “O esporte nos desperta sentimentos contraditórios e valores que nos mostram que temos que assumir um papel de protagonista de nossa história”, disse.

Para ele, Santa Catarina é um estado com uma identificação muito forte com o esporte. “Por isso, a importância desse debate.  “Para todos os desportistas catarinenses que militam pelo esporte é uma iniciativa importante da Alesc e acredito que esse debate tem que partir realmente de instituições representativas do nosso estado”, afirmou.

Pela sua trajetória apaixonada pelo esporte, Marquinhos Xavier foi homenageado pelo Parlamento, com uma moção de aplauso proposta pelo deputado Fernando Krelling.   

 

Palestras

Jornalista de formação, Guilherme Buso abriu a agenda de palestras com o tema “Aposta responsável integridade no esporte”.

Ainda pela manhã, o diretor de comunicação e responsável pela plataforma de streaming do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Roberto Conde, tratou do tema “Comunicação: a estratégia que levou o Comitê Olímpico do Brasil à elite mundial no ciclo Paris 2024".

Ainda para encerrar a agenda de palestras de manhã, o fundador e diretor da equipe Colab Esports, Carlos Gama falou a respeito de “Investimentos e resultados das políticas públicas nos esportes eletrônicos no Rio de Janeiro”.

O debate prossegue à tarde com discussões a respeito dos desafios do paradesporto, questões jurídicas do movimento olímpico encerrando às 16h30, com a palestra de Marquinhos Xavier a respeito de pressão.  


Agenda da tarde:

Quinta-feira (27)

13h30 - Palestra: “Paradesporto: caminhos e possibilidades”, com o prof. dr. Ciro Winckler

14h30 - Palestra: “Aspectos jurídicos do movimento olímpico”, com Dr. Luciano Hostins

15h30 - Palestra: “Capacitação de técnicos esportivos: o caso do IBB”. com Sérgio Correa Carneiro

16h30 - Palestra: “A pressão é um privilégio para poucos”, com Prof. Dr. Marquinhos Xavier


Sexta-feira (28)

8h30 - Palestra: “E-Sport no Brasil”, com Léo Fontes

9h30 - Palestra: “Marketing no esporte - o case Paris 2024”, com Gustavo Herbetta

10h30 - Palestra: “ISB e CBDE: estruturas esportivas educacionais”, com Antônio Hora

11h30 - Palestra: “Esporte como educação: desafios e oportunidades”, com Arthur Borelli

12h30 - Almoço

13h30 - Painel: “Estrutura e organização logística do Team Brasil em Paris 2024, com Joyce Ardies

14h30 - Palestra: “Lei de Incentivo Estadual/PIE Decreto 780/23, com Renan Moresco Pirath

15h30 - Palestra: “Lei de incentivo: orientações para a apresentação de projetos esportivos na Lei de Incentivo ao Esporte Federal e comparações com a Lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal", com Marcelo Ottolini

16h30 - Palestra: “Planejamento, programas e gestão do CBC”, com Emerson Appel

17h30 - Palestra: “Gestores esportivos catarinense”, com Fernando Faquin, Sérgio Correa Carneiro, Alexandre Beck Monguilhott.



Agência AL

Conselho de Planejamento discute atualização do Plano Diretor Anterior

Conselho de Planejamento discute atualização do Plano Diretor

Câmara presta homenagem ao Conselho dos Direitos da Mulher Próximo

Câmara presta homenagem ao Conselho dos Direitos da Mulher

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso