Abaixo-assinado pede providências da Casan

Casan afirma que dificuldade é registrada em vários municípios

A Administração Municipal de Guaraciaba está encaminhando um documento para a Casan e autoridades estaduais e federais, em que pede medidas urgentes para solucionar a problemática da falta de água em alguns pontos da cidade. Em épocas de pouca chuva, como vem acontecendo, muitas famílias não recebem água em casa e isso vem se agravando a cada ano. Acontece que novas residências surgem a cada mês e novas ligações de água precisam ser feitas. No entanto falta investimento da Casan na ampliação ou em novos reservatórios.

Nesta semana, o prefeito Ademir Zimmermann recebeu um abaixo-assinado dos moradores do Bairro Novo Lar, um dos locais mais prejudicados com a falta de água. O documento ressalta que há tempo as famílias mantêm contato com a Casan para resolver a situação, mas o órgão nunca deu perspectivas de solução. Os moradores observam ainda que a fatura de água é cobrada na íntegra, mas o líquido não chega às residências. Através do abaixo-assinado, as famílias do Bairro Novo Lar solicitam ao prefeito o apoio das demais autoridades para que sejam tomadas providências.

O prefeito observa também que a Administração Municipal vem há tempo cobrando da Casan investimento na captação e distribuição de água. Zimmermann ressalta que a responsabilidade de a água chegar até os moradores não é da prefeitura e sim da Casan, mas se diz comprometido em procurar resolver o problema. O abaixo-assinado, junto a outros documentos, será encaminhado aos responsáveis pela Casan e também às demais autoridades.

Já o diretor da Casan, Fredy Westerich, afirmou na tarde de ontem, dia 27, que ainda não havia tomado conhecimento da solicitação do prefeito, mas que é de conhecimento da Companhia que em períodos de poucas chuvas existe dificuldade no abastecimento. Conforme ele, assim que receber esta solicitação da administração, a Casan irá analisar o caso e se pronunciar a respeito.

Segundo Westerich, o problema atinge várias cidades, mas em municípios como Iporã do Oeste e Descanso o sistema de abastecimento se mantém dentro da normalidade, já que o rio onde é captada água é maior. Já em cidades como São Miguel do Oeste ? que já está em sistema de rodízio de abastecimento -, Anchieta, Maravilha, Guaraciaba e outros passam por dificuldades no período de poucas chuvas. \"Cada município tem uma situação diferente e eu não saberia informar como está o caso de Guaraciaba. Pode até ser que o prefeito tenha entregue essa solicitação ao chefe da agência local, mas para mim ainda não chegou esse documento\", explica.

A solução para o problema de abastecimento em São Miguel do Oeste e Guaraciaba pode estar na perfuração de um poço profundo em SMOeste, obra que já está sendo realizada. Segundo Westerich, o poço que irá captar água do Aqüífero Guarani abastecerá os dois municípios e deve solucionar o problema.

Anterior

Deinfra faz levantamento topográfico em Padre Réus

Próximo

Novo secretário de Saúde assume na segunda-feira

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso