UNIDADE JUDICIÁRIA

Vara Regional de Garantias é instalada em São Miguel do Oeste

  • Folha do Oeste -

Com a presença da terceira vice-presidente do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, representando a Presidência do Tribunal de Justiça, autoridades locais e regionais, e servidores da comarca, na manhã desta quinta-feira, dia 24, foi realizada a solenidade de instalação da Vara Regional de Garantias em São Miguel do Oeste.

A Vara Regional de Garantias é responsável por toda a tramitação de uma ação criminal antes do aceite (ou não) da denúncia - quando vira processo - e atua no controle da legalidade dos procedimentos de investigação e no zelo pelos direitos individuais dos investigados.

Tomar decisões sobre a concessão, prorrogação ou revogação de prisões cautelares, prorrogação do prazo de investigações, quebra de sigilos, autorização de operações de busca e apreensão e arquivamento de investigações, além de realizar todas as audiências de custódia, são funções dos juízes de garantias.

Já em funcionamento, a Vara Regional de Garantias, instalada nesta semana, atenderá demandas das comarcas de Anchieta, Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, Modelo, Mondaí, Pinhalzinho, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. Entre as vantagens da unidade regionalizada é possível citar a redução do acúmulo de processos nas varas não especializadas, a especialização do trabalho, a padronização e automação de dados, concentração dos atos decisórios em audiência e padronização geográfica no plantão judiciário.

Para materializar o importante ato, a terceira vice-presidente do TJSC e o juiz Marcio Luiz Cristofoli, diretor do foro e titular da Vara Criminal de São Miguel do Oeste, acompanhados das demais autoridades da mesa de honra, procederam a assinatura da ata de instalação da Vara Regional de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste.

Em sua fala, a desembargadora Janice Goulart Garcia Ubiall, citou que a instalação da Vara Regional de Garantias é um momento histórico. “Estamos diante de um novo capítulo na evolução da justiça criminal, com a implantação de um modelo que assegura imparcialidade, mais equilíbrio e mais confiança da sociedade no processo penal”, destacou, citando ainda que a Vara de Garantias surge com o objetivo de separar as funções de investigação e julgamento.

Durante a solenidade, a terceira vice-presidente do TJSC também ressaltou que São Miguel do Oeste é uma comarca de referência, com posições estratégicas, movimentação processual expressiva, magistratura atuante e servidores qualificados. E a Vara das Garantias nasce para ser um pilar, um novo ponto de apoio à cidadania, à ordem jurídica e ao respeito aos direitos humanos, e ela se junta as demais estruturas desta comarca, que já atua com comprometimento e seriedade.

Para o diretor do foro e titular da Vara Criminal de São Miguel do Oeste, a solenidade marca um passo significativo para o aprimoramento do sistema de justiça na comarca e também na região Extremo Oeste de Santa Catarina. “Celebramos a implantação de uma nova unidade judiciária, e representa não apenas uma conquista material, mas o avanço de fundamental importância para a melhoria na prestação de serviços judiciários em nossa região”, destacou em sua fala.

Cristofoli ainda recordou que foram longos 17 anos desde a instalação da última unidade desta comarca. No ano de 2008 foi instalada a Vara Criminal em São Miguel do Oeste. Já na região Extremo Oeste, foram 15 anos desde a instalação da 2ª Vara na comarca de Maravilha, que ocorreu em 2010. “Nossa região demonstra ano após ano a sua vitalidade econômica, seu crescimento populacional, e consequentemente uma demanda crescente no serviço judiciário”, pontuou. Conforme o juiz de Direito, a Vara Regional de Garantias representa um marco, um passo importante na melhoria dos serviços públicos prestados.

“Essa é uma demanda naturalmente que surgiu a partir do Pacote Anticrime, que previu dois juízes atuando na parte criminal, um durante a investigação, e quando terminou a investigação o processo vai para outro magistrado fazer o julgamento. Se pensou regionalmente, porque você consegue centralizar essas demandas, economizar dinheiro público, pois não precisa construir novos fóruns ou fazer outras ampliações, de forma que a comarca comporta até seis magistrados, então ainda tem espaço para avançar”, salientou, citando que com a regionalização são auxiliadas 12 comarcas, que deixam de estar atuando nesses processos, então melhora o serviço judiciário em todo o Extremo Oeste com a criação desta unidade judiciária.

Conforme o juiz Marcio Luiz Cristofoli, diretor do foro e titular da Vara Criminal de São Miguel do Oeste, a partir desta sexta-feira (dia 25), esses 12 magistrados criminais deixam de fazer audiências de custódia, deixam de atuar na maioria dos procedimentos e investigação desta fase preliminar da persecução penal, ou seja, do sistema de justiça criminal, e esse magistrado da Vara Regional o vai fazer de maneira especializada, com uma equipe própria. “Tenho certeza que a gente ganha em termos de produtividade, em termos de rapidez, em termos de resposta estatal dentro de um prazo razoável”, destacou, enfatizando que este é um importante avanço, e também um momento importante porque o Tribunal olha para São Miguel, reconhece a importância de São Miguel.

Para a juíza substituta da Vara de Garantias, Bruna Moresco, a instalação da Vara Regional de Garantias de São Miguel do Oeste representa um marco para a região do Extremo Oeste Catarinense e constitui um importante instrumento para a promoção de justiça, reforçando a imparcialidade, eficiência e garantia de diretos fundamentais. Materializa o comprometimento do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina em prestar um serviço de qualidade à sociedade, aprimorando a prestação jurisdicional.

“Como representante do Poder Judiciário Catarinense, fico muito honrada em ser a primeira magistrada a exercer as funções na unidade. Fico também muito feliz e orgulhosa com a instalação da unidade nesta região tão importante do Estado. Estou comprometida a bem exercer as minhas atividades, com ética, seriedade, transparência e imparcialidade, buscando sempre prestar o melhor serviço à população. Espero contribuir ao máximo para que a Vara Regional de Garantias cumpra sua missão com eficiência e integridade”, declara.


SAIBA MAIS

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi o primeiro tribunal do Brasil a instalar as Varas de Garantias, tornando-se pioneiro na instalação de tal modelo.

Produção literária local é destaque na Semana do Livro da Unoesc Anterior

Produção literária local é destaque na Semana do Livro da Unoesc

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove evento especial neste sábado Próximo

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove evento especial neste sábado

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso