PROGRAMAÇÃO

Simpósio do Autismo é realizado em São Miguel do Oeste

  • Fotos Folha do Oeste -

Com o objetivo de oportunizar mais informações e ampliar o debate sobre o autismo, a Associação dos Autistas, Pais, e Amigos do Extremo Oeste de Santa Catarina promoveu no último sábado, dia 6, o 1º Simpósio do Autismo em São Miguel do Oeste. O evento realizado na Câmara de Vereadores contou com aproximadamente 200 participantes de São Miguel do Oeste e região.
Durante a programação foram promovidas três palestras. A pediatra Adriana Moraes abordou o TEA Feminino, Fernanda Fialho destacou sobre o Autismo Adulto e Infantil – Histórias de Vida, e a advogada da Saúde, Vanessa Fioreza, falou sobre a Defesa de Autistas e PCD, e na sequência foi realizada uma Roda de Conversa com profissionais locais (Rosangela Pagnussat – neuropsicopedagoga; Lisandra Antunes de Oliveira – mestre em Psicologia e coordenadora do Curso de Psicologia da Unoesc; Delciana Bianchi – psicóloga com especialização em ABA; e Luciane Mara Turatti – psicoterapeuta e psicóloga infantil), para tirar dúvidas e trocar experiências com os participantes do encontro.
De acordo com a presidente da Associação, Francele Rasche, o objetivo principal da Associação é levar informação e conhecimento sobre o autismo para justamente desconstruir o preconceito e a exclusão que existe do diferente. Com relação a inclusão, Francele avalia que já evoluiu, mas, ainda precisa melhorar muito.
A presidente destaca que atualmente a Associação dos Autistas, Pais, e Amigos do Extremo Oeste tem em torno de 60 associados. Como muitas pessoas vem para o município em busca de terapias, a Associação recebe participantes de toda a região. E além de levar a informação e o conhecimento, a Associação busca ajudar muitas famílias que não têm condições de pagar as terapias. A Associação ajuda com as terapias iniciais e uma consulta com o neurologista para avaliação e diagnóstico.
A representante da Associação cita que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) afeta o sistema neurológico. As pessoas com TEA têm dificuldade na interação social e comunicação. Porém, há terapias que auxiliam do desenvolvimento de crianças e adultos com TEA, com o fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, por exemplo.
Francele cita que a Associação também tem a função de levar a informação para todas as pessoas, não só os pais, e as instituições de ensino, mas a sociedade. Além do Simpósio, a Associação participará e contará com vários eventos no mês de abril, mês voltado a conscientização sobre o autismo, como eventos em parceria com a Unoesc, eventos em postos de saúde e escolas. A Associação também se coloca à disposição para levar mais informação e conhecimento para a sociedade.
Durante a programação de sábado, a presidente ainda agradeceu a todos que participaram do evento. “Queremos agregar e disponibilizar uma vida melhor para as crianças e adultos, porque cada vez mais se depara com adultos autistas, com diagnóstico tardio”, pontua.
Na oportunidade, Francele agradeceu os poderes Executivo e Legislativo, e destacou que o Centro do Autismo é uma realidade, e vai dar muito apoio para toda a população autista.

Solenidade marca o início da nova gestão da Acismo Anterior

Solenidade marca o início da nova gestão da Acismo

Entregues novas ambulâncias para o Extremo Oeste Próximo

Entregues novas ambulâncias para o Extremo Oeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso