ALESC

Parlamento elege nova mesa diretora para os próximos dois anos

  • Bruno Collaço / Agência AL -

O Parlamento catarinense elegeu neste sábado, dia 1º de fevereiro, no Palácio Barriga Verde, a nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos no Poder Legislativo nos próximos dois anos.

O deputado estadual Julio Garcia (PSD), que assumiu a presidência do Poder Legislativo pela quarta vez, comandou a segunda sessão preparatória, que elegeu os demais membros da Mesa: 1º e 2º vice-presidentes; e 1º, 2º, 3º e 4º secretários.

O presidente Julio Garcia solicitou a presença da deputada Luciane Carminatti (PT) e do deputado Marcos Vieira (PSDB) para auxiliá-lo na condução da sessão preparatória que homologou a única chapa registrada.

Com 38 votos favoráveis e duas ausências, a nova Mesa Diretora do Parlamento catarinense será composta pelos parlamentares: Fernando Krelling (MDB) como 1º vice-presidente, Padre Pedro Baldissera (PT) 2º vice-presidente, Ana Campagnolo (PL) 1ª secretária, Marcos da Rosa (União) 2º secretário, Lucas Neves (Podemos) 3º secretário e Oscar Gutz (PL) 4º secretário.



Conheça o perfil da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026

Presidente

No exercício do 7º mandato na Alesc, o deputado Julio Garcia (PSD) foi eleito presidente do Parlamento pela quarta vez. Bancário e técnico em contabilidade, presidiu empresas estatais, como a ICC (Indústria Carboquímica Catarinense S.A), em 1985, o Badesc (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina), em 1995, e a Casan, entre 1996 e 1997.

Exerceu o cargo de governador do Estado por 12 dias em outubro de 2005 e foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 2009, presidindo a instituição entre 2014 e 2015.



1º vice-presidente

Reeleito para o segundo mandato, o gestor público e empresário, deputado Fernando Krelling (MDB) assume a vice-presidência da Casa.

Natural de Joinville, Norte do Estado, Fernando Krelling foi eleito para o Legislativo catarinense com 54.320 votos neste pleito.

Foi presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville, vereador e presidente da Câmara Municipal de Joinville.

Desde 2018, é deputado estadual por Santa Catarina.


2º vice-presidente

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) assume a segunda vice-presidência da Casa. Padre, filósofo, pedagogo e teólogo, natural de Caxambu do Sul/SC, no Oeste catarinense, o ex-prefeito de Guaraciaba, deputado Padre Pedro foi reeleito para o seu sexto mandato com 26.803 votos neste pleito.


1ª secretária

 A 1ª secretaria será comandada pela deputada Ana Campagnolo (PL), que foi reeleita para o seu segundo mandato pelo PL com 196.571 votos neste pleito, se tornando a parlamentar mais votada em Santa Catarina.  A parlamentar é historiadora e professora e é natural de Itajaí.  


2ª secretário

Administrador, natural de Laguna, Marcos da Rosa (União) vai comandar a 2ª secretaria da Mesa Diretora.

Vereador na cidade de Blumenau/SC por três mandatos, Marcos da Rosa foi eleito para o seu primeiro mandato na Casa com 25.845 votos neste pleito.


3º secretário

Jornalista, natural de Lages, na Serra, o deputado Lucas Neves (Podemos) assume a 3ª secretaria. Em seu primeiro mandato, o deputado foi eleito com 23.053 votos neste pleito.


4º secretário

A 4ª secretaria ficará a cargo do deputado Oscar Gutz (PL). Natural de Taió, no Alto Vale, Gutz é empresário e está no seu primeiro mandato no Parlamento. 



Confira as atribuições dos membros da mesa diretora:

Presidente

Chefe do Poder Legislativo estadual, o presidente é o representante da Assembleia, quando ela se pronuncia coletivamente, e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem.

Entre as principais atribuições, está a condução dos trabalhos nas sessões da Casa, presidindo-as e determinando a suspensão, encerramento ou prorrogação das mesmas. Anuncia a Ordem do Dia das matérias a serem apresentadas em Plenário.

Cabe, ainda, ao presidente a composição das Comissões, a determinação de publicações no Diário da Assembleia, a substituição do governador do Estado, conforme determina a Constituição. O presidente pode convocar e reunir, periodicamente, os líderes e presidentes das comissões permanentes para avaliação dos trabalhos, exame de matérias e adoção de providências necessárias para o bom andamento da Casa.


1º e 2º vice-presidentes

Os vice-presidentes devem participar das reuniões da Mesa, com direito a voto; nas ausências e impedimentos do Presidente, substituí-lo; no caso de vacância do cargo da presidente, o 1º vice-presidente assume a Presidência automaticamente e cumprirá o restante do mandato, desde que ele não tenha ocupado esse cargo na mesma legislatura.


1º secretário

Ao 1º secretário compete, principalmente, a direção dos trabalhos da sessão plenária na falta do presidente e vice-presidentes, receber as correspondências oficiais da Alesc, presidir a Corregedoria da Casa, distribuir as matérias para análise das comissões permanentes, entre outras.


2º secretário

O 2º secretário deve substituir o primeiro, na ausência deste. Entre as principais atribuições está a elaboração da ata das sessões plenárias e a instrução das proposições com a decisão do Plenário.


3º secretário

Auxilia o 1º e o 2º secretários, substituindo-os em suas ausências, pela ordem. Deve controlar os prazos das comissões e o encaminhamento regimental das matérias. Também deve determinar a remessa das proposições com prazo de tramitação encerrada numa comissão para a comissão seguinte.


4º secretário

Auxilia os demais secretários, substituindo-os nas ausências, pela ordem. Entre as principais atribuições, promove o trabalho de Relações Públicas da Assembleia, orienta e fiscaliza a impressão e a manutenção do Diário da Assembleia, fiscaliza obras e a conservação da estrutura das dependências do Parlamento, além de supervisionar o serviço de Ouvidoria da Alesc.



Agência AL

Parlamento elege nova mesa diretora para os próximos dois anos Anterior

Parlamento elege nova mesa diretora para os próximos dois anos

Oeste Catarinense deve registrar menos chuva em fevereiro e março Próximo

Oeste Catarinense deve registrar menos chuva em fevereiro e março

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso