Oeste Catarinense deve registrar menos chuva em fevereiro e março |
O Parlamento catarinense elegeu neste sábado, dia 1º de fevereiro, no Palácio Barriga Verde, a nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos no Poder Legislativo nos próximos dois anos.
O deputado estadual Julio Garcia (PSD), que assumiu a presidência do Poder Legislativo pela quarta vez, comandou a segunda sessão preparatória, que elegeu os demais membros da Mesa: 1º e 2º vice-presidentes; e 1º, 2º, 3º e 4º secretários.
O presidente Julio Garcia solicitou a presença da deputada Luciane Carminatti (PT) e do deputado Marcos Vieira (PSDB) para auxiliá-lo na condução da sessão preparatória que homologou a única chapa registrada.
Com 38 votos favoráveis e duas ausências, a nova Mesa Diretora do Parlamento catarinense será composta pelos parlamentares: Fernando Krelling (MDB) como 1º vice-presidente, Padre Pedro Baldissera (PT) 2º vice-presidente, Ana Campagnolo (PL) 1ª secretária, Marcos da Rosa (União) 2º secretário, Lucas Neves (Podemos) 3º secretário e Oscar Gutz (PL) 4º secretário.
Conheça o perfil da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026
Presidente
No exercício do 7º mandato na Alesc, o deputado Julio Garcia (PSD) foi eleito presidente do Parlamento pela quarta vez. Bancário e técnico em contabilidade, presidiu empresas estatais, como a ICC (Indústria Carboquímica Catarinense S.A), em 1985, o Badesc (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina), em 1995, e a Casan, entre 1996 e 1997.
Exerceu o cargo de governador do Estado por 12 dias em outubro de 2005 e foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 2009, presidindo a instituição entre 2014 e 2015.
1º vice-presidente
Reeleito para o segundo mandato, o gestor público e empresário, deputado Fernando Krelling (MDB) assume a vice-presidência da Casa.
Natural de Joinville, Norte do Estado, Fernando Krelling foi eleito para o Legislativo catarinense com 54.320 votos neste pleito.
Foi presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville, vereador e presidente da Câmara Municipal de Joinville.
Desde 2018, é deputado estadual por Santa Catarina.
2º vice-presidente
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) assume a segunda vice-presidência da Casa. Padre, filósofo, pedagogo e teólogo, natural de Caxambu do Sul/SC, no Oeste catarinense, o ex-prefeito de Guaraciaba, deputado Padre Pedro foi reeleito para o seu sexto mandato com 26.803 votos neste pleito.
1ª secretária
A 1ª secretaria será comandada pela deputada Ana Campagnolo (PL), que foi reeleita para o seu segundo mandato pelo PL com 196.571 votos neste pleito, se tornando a parlamentar mais votada em Santa Catarina. A parlamentar é historiadora e professora e é natural de Itajaí.
2ª secretário
Administrador, natural de Laguna, Marcos da Rosa (União) vai comandar a 2ª secretaria da Mesa Diretora.
Vereador na cidade de Blumenau/SC por três mandatos, Marcos da Rosa foi eleito para o seu primeiro mandato na Casa com 25.845 votos neste pleito.
3º secretário
Jornalista, natural de Lages, na Serra, o deputado Lucas Neves (Podemos) assume a 3ª secretaria. Em seu primeiro mandato, o deputado foi eleito com 23.053 votos neste pleito.
4º secretário
A 4ª secretaria ficará a cargo do deputado Oscar Gutz (PL). Natural de Taió, no Alto Vale, Gutz é empresário e está no seu primeiro mandato no Parlamento.
Confira as atribuições dos membros da mesa diretora:
Presidente
Chefe do Poder Legislativo estadual, o presidente é o representante da Assembleia, quando ela se pronuncia coletivamente, e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem.
Entre as principais atribuições, está a condução dos trabalhos nas sessões da Casa, presidindo-as e determinando a suspensão, encerramento ou prorrogação das mesmas. Anuncia a Ordem do Dia das matérias a serem apresentadas em Plenário.
Cabe, ainda, ao presidente a composição das Comissões, a determinação de publicações no Diário da Assembleia, a substituição do governador do Estado, conforme determina a Constituição. O presidente pode convocar e reunir, periodicamente, os líderes e presidentes das comissões permanentes para avaliação dos trabalhos, exame de matérias e adoção de providências necessárias para o bom andamento da Casa.
1º e 2º vice-presidentes
Os vice-presidentes devem participar das reuniões da Mesa, com direito a voto; nas ausências e impedimentos do Presidente, substituí-lo; no caso de vacância do cargo da presidente, o 1º vice-presidente assume a Presidência automaticamente e cumprirá o restante do mandato, desde que ele não tenha ocupado esse cargo na mesma legislatura.
1º secretário
Ao 1º secretário compete, principalmente, a direção dos trabalhos da sessão plenária na falta do presidente e vice-presidentes, receber as correspondências oficiais da Alesc, presidir a Corregedoria da Casa, distribuir as matérias para análise das comissões permanentes, entre outras.
2º secretário
O 2º secretário deve substituir o primeiro, na ausência deste. Entre as principais atribuições está a elaboração da ata das sessões plenárias e a instrução das proposições com a decisão do Plenário.
3º secretário
Auxilia o 1º e o 2º secretários, substituindo-os em suas ausências, pela ordem. Deve controlar os prazos das comissões e o encaminhamento regimental das matérias. Também deve determinar a remessa das proposições com prazo de tramitação encerrada numa comissão para a comissão seguinte.
4º secretário
Auxilia os demais secretários, substituindo-os nas ausências, pela ordem. Entre as principais atribuições, promove o trabalho de Relações Públicas da Assembleia, orienta e fiscaliza a impressão e a manutenção do Diário da Assembleia, fiscaliza obras e a conservação da estrutura das dependências do Parlamento, além de supervisionar o serviço de Ouvidoria da Alesc.
Agência AL
Deixe seu comentário