AÇÃO

Mutirão contra a dengue será realizado em São Miguel do Oeste

  • Divulgação Ascom -

No município de São Miguel do Oeste, que enfrenta uma epidemia de dengue, já foram confirmados 212 casos da doença em 2025. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, dia 28, pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Outros 38 pacientes aguardam os resultados dos exames. Somente neste mês já foram identificados 169 casos de dengue, número que já supera o registrado em março de 2024.

Frente a este cenário preocupante, as ações de combate à dengue estão sendo intensificadas. Ainda na segunda-feira, dia 24, a Administração Municipal de São Miguel do Oeste reuniu o Comitê Intersetorial da Dengue no Salão Nobre. O encontro faz parte da execução do Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue, que atualmente está no nível três, exigindo medidas mais rigorosas para conter a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Entre as ações que estão sendo adotadas no enfrentamento da doença, na próxima semana será realizado um mutirão de limpeza para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti no bairro Jardim Peperi. A ação contará com a participação da Secretaria de Saúde, setor de Combate às Endemias, Secretaria de Obras e Secretaria de Urbanismo.

Durante o mutirão, os agentes de combate às endemias percorrerão os imóveis para orientar os moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito, e os agentes comunitários de saúde reforçarão as orientações durante suas visitas. Haverá ainda ação de recolhimento de materiais. Os moradores poderão descartar objetos inservíveis, deixando-os organizados às margens da rua. Entre os itens aceitos estão: pneus, eletrônicos (TVs, eletrodomésticos), móveis, colchões e estofados. Do dia 1º a 6 de abril será o período para os moradores colocarem os materiais na rua. Já no dia 7, será realizado o recolhimento e destinação adequada dos resíduos.

Para garantir o sucesso da iniciativa, será promovida uma reunião com a diretoria do bairro, incentivando a participação da comunidade. A Administração Municipal reforça que a colaboração de todos é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e prevenir a dengue e outras doenças.



SAIBA MAIS

Em caso de sintomas da dengue, como febre alta (39°C a 40°C) de início súbito, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos, manchas pelo corpo que podem atingir face, tronco, braços e pernas, perda de apetite, náuseas e vômitos, a orientação é procurar atendimento em uma unidade de Saúde.




Ascom/Redação

BPM/Fron promove semana de treinamento com o efetivo Anterior

BPM/Fron promove semana de treinamento com o efetivo

Acidente entre carro e moto é registrado na BR 163 Próximo

Acidente entre carro e moto é registrado na BR 163

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso