SAÚDE

Município de São Miguel do Oeste enfrenta uma epidemia de dengue

  • Folha do Oeste -

Cenário se agrava em São Miguel do Oeste, e o município passa a enfrentar uma epidemia de dengue. A situação foi confirmada na tarde de quarta-feira, dia 27. A partir do caso positivo 134, o município entrou em um quadro caracterizado por epidemia de dengue, pois a proporção de casos está superior a 300 casos/100 mil habitantes.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, Marcos Bortolanza, até a tarde de quinta-feira, dia 28, já haviam sido confirmados 151 casos positivos da doença no município. Até esta data, também haviam 29 pacientes aguardando os resultados dos exames.

Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, outro agravante neste cenário é que foi identificado Dengue Vírus 2, em circulação na cidade. Este sorotipo já havia sido detectado em cidades vizinhas, e agora também foi identificado em pacientes do município. Conforme Bortolanza, quando surge um sorotipo novo está associado ao fato de novos surtos da doença.

“Em Santa Catarina, a cada 10 casos, nove era pelo Dengue 1, agora a proporção de pessoas suscetíveis a adoecer novamente é muito grande”, alerta, ressaltando que quem é diagnosticado com dengue por uma segunda vez, tem uma chance maior de ter um quadro mais grave da doença, pois o corpo já está sensibilizado contra o vírus da dengue, então ele faz uma reação mais grave contra o vírus, e a pessoa acaba desenvolvendo com mais facilidade a dengue hemorrágica.

Frente a esta situação, a equipe reforça a necessidade urgente de colaboração e envolvimento de toda a comunidade no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Neste sentido, a orientação é para que os moradores realizem frequentemente a vistoria em suas residências e estabelecimentos, eliminando todo depósito com água parada, para evitar com isso a proliferação do mosquito.

Bortolanza também destaca que a pessoa com sintomas de dengue deve procurar o serviço de saúde, é isso que vai resultar em um menor prolongamento de doença e a prevenção do óbito. Com relação aos sintomas, as pessoas devem procurar atendimento nas unidades de saúde na presença de: Febre alta de início súbito; Mal estar; Dor no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos; Dor de cabeça; Náuseas e vômito. E atenção aos sinais de gravidade da doença: Queda da pressão arterial; Manchas na pele; e presença de sangramento.

O secretário de Saúde, Alfredo Spier, enfatiza que os cuidados estão sendo intensificados. A equipe tem se dedicado as ações de combate ao mosquito e aplicação de fumacê, e a próxima semana é de alerta, de analisar as demais providências e definir novas estratégias. “Esperamos que o morador, o empresário, vistorie suas propriedades e suas dependências, para eliminar focos que podem contribuir para um avanço da dengue, neste sentido é preciso eliminar depósitos com água parada, fazer a limpeza em geral, e retirada do lixo”, pontua. O secretário salienta que toda a comunidade precisa colaborar no combate ao mosquito transmissor da doença.


AUMENTO DE CASOS


Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, o primeiro caso de dengue no município, neste ano, foi confirmado no dia 8 de janeiro, e o primeiro mês do ano encerrou com cinco casos positivos da doença. Já o mês de fevereiro encerrou com 28 casos de dengue, registrando um aumento de 480% em relação a janeiro. Até o dia 28 de março, o município contabilizava 151 casos de dengue, chegando a registrar aumento de 61 casos somente em uma semana, o que corresponde a um aumento de 71% em sete dias.


SAIBA MAIS


No município de São Miguel do Oeste, em 2020 ocorreu uma epidemia de dengue com 143 casos confirmados. Em 2022, o município também enfrentou uma epidemia da doença, com 1.100 casos positivos. Já neste ano, em que novamente é registrada uma epidemia, o número de casos confirmados de dengue, até o momento, é de 151.

PRF inicia a Operação Semana Santa 2024 Anterior

PRF inicia a Operação Semana Santa 2024

Delegados do Sicoob São Miguel aprovam prestação de contas em Assembleia Geral Próximo

Delegados do Sicoob São Miguel aprovam prestação de contas em Assembleia Geral

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso