A Secretaria de Saúde de Guaraciaba comunica que recebeu a confirmação de mais um caso positivo de dengue neste ano. Esse é o segundo caso de 2025, sendo que em 2024 foram mais de 60 casos confirmados. A informação veio neste final de semana, através de um teste analisado pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). O caso confirmado é de uma pessoa que contraiu a doença fora do Município, chamado de caso importado.
Conforme explica a assessora de Saúde Maiane Gasperin, foi realizado ainda na sexta-feira, dia 21, um fumacê – que é a aplicação de um inseticida dissipado no ar para matar o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, já na sua fase adulta. Maiane menciona ainda que até o momento são 24 suspeitos de dengue, sendo 22 negativos para a doença, dois positivos e dois exames aguardando resultados.
Maiane reforça que é necessário que a população faça sua parte, uma vez que as larvas se reproduzem muito nessa época do ano, em virtude do calor e das pancadas de chuva. É imprescindível eliminar todos os possíveis focos do mosquito, que podem se encontrar em pratinhos nos vasos de plantas, bebedouros de animais, potes, plásticos e demais recipientes esquecidos nos terrenos e que acumulem água.
A equipe de endemias juntamente com a vigilância epidemiológica está trabalhando para orientar a população, em ações de recolhas de entulho, mas vale reforçar que todos precisam fazer a sua parte. Outro fator importante é de que a Secretaria reforça o uso do repelente contra os mosquitos, uma forma simples e fácil de se proteger.
Lembrando ainda que o Município de Guaraciaba é considerado infestado por focos, que são considerados os locais onde são encontradas as larvas do mosquito. A Secretaria orienta ainda que caso os munícipes apresentem os sintomas de febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, devem procurar atendimento médico o mais breve possível.
Ascom
Deixe seu comentário