CADEIA LOGÍSTICA

Logistique 2024 apresenta soluções inovadoras

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De 23 a 25 de julho foi promovido o evento Logistique 2024, uma Feira de Logística, Transporte Multimodal, Intralogística, Supply Chain e Comércio Internacional. A programação que aconteceu no Expocentro Balneário Camboriú é uma das maiores e mais importantes do setor logístico no Brasil, que reúne empresas, profissionais, entidades e autoridades do segmento. O evento tem como objetivo apresentar as novidades, as tendências e as soluções para os desafios logísticos dos principais setores que movimentam a economia nacional, como a indústria e o agronegócio.
A programação contou com mais de 12 mil participantes do setor de logística integrada, transporte multimodal, intralogística, comércio internacional e supply chain. O evento proporcionou uma conexão direta com os principais executivos e tomadores de decisão, incluindo embarcadores, proprietários de cargas, exportadores, importadores e especialistas renomados do setor. Durante os dias de encontro, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a debates enriquecedores sobre as últimas tendências e atualizações do mercado, conduzidos por palestrantes e altos executivos de renome nacional e internacional.
A partir deste ano, a Feira Logistique passa a ter um novo posicionamento: conectar as principais cadeias e fluxos logísticos do Sul ao mercado global. Com isso, o evento expande o seu foco, abrangendo todas as interfaces da cadeia logística, transporte multimodal, comércio internacional, intralogística e supply chain. Ao ampliar o escopo, o evento oferece uma diversidade maior de soluções, atendendo as necessidades dos principais segmentos e possibilitando mais inovação e networking entre o setor. Santa Catarina é um importante hub logístico, portuário e industrial do país, que movimenta grandes volumes de cargas, demandando por enorme volume de serviços e produtos logísticos.
O ex-presidente Michel Temer participou da abertura da Logistique 2024 e falou com otimismo sobre o Brasil. O cenário político brasileiro e os direitos assegurados pela Constituição foram os principais temas abordados durante a palestra oferecida pelo ex-presidente da República. “Eu tenho uma visão otimista, o Brasil acaba indo pra frente, de qualquer maneira, muito graças à iniciativa privada que faz conexões com o setor público e, juntos, acabam permitindo o crescimento do país”, reforçou ele.
Com cerca de 130 expositores, como afirmou o diretor da Zoom Feiras, Leonardo Rinaldi, em seu discurso de abertura, o evento já tem expectativas de crescimento para o próximo ano. “Tivemos crescimento de 50% no número de inscrições em comparação com o mesmo período do ano passado. Para 2025 o objetivo é superar os 200 expositores e ampliar também o espaço físico da feira”, completa ele.
Após a abertura oficial foi o momento da primeira palestra com tema “Desenvolvimento Econômico e Perspectivas para o Futuro de SC”, apresentada por Cleverson Siewert, secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, seguida do painel “Inovação e Infraestrutura: Pilares para o Crescimento Sustentável em Santa Catarina”. Mediado por Beto Martins, Secretário de Estado dos Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, o painel debateu principalmente os desafios rodoviários do estado e enfatizou a necessidade urgente de investimentos nesse sentido. Conforme o secretário, é evidente o impacto que a logística tem no desenvolvimento do estado.
Uma das principais críticas levantadas durante o painel foi sobre a capacidade rodoviária de SC, que deixa a desejar em comparação com outros estados. “Hoje o grande diferencial da indústria é exatamente a logística. Você pode ter equipe preparada, bons equipamentos, mas se não tiver uma logística adequada, terá um comprometimento da competitividade”, ressaltou o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado SC), Mario Cezar de Aguiar. “Santa Catarina é a 6ª economia do Brasil, tem a menor taxa de informalidade do país, referência nacional e mundial. O que pecamos é a falta de competitividade. Nós da Fiesc medimos o índice de competitividade da indústria catarinense e perdemos só pra São Paulo, por um décimo. Se tivéssemos uma condição de infraestrutura mais adequada, Santa Catarina seria a indústria mais competitiva do país”, citou.
Quem também ressaltou a falta de investimentos na malha rodoviária do estado foi Dagnor Schneider, presidente da Fetrancesc (Federação dos Transportes Rodoviários de Carga do Estado de SC). “A falta de estrutura rodoviária implica em mais custos com transporte, mais acidentes e mais vidas que se perdem nas estradas. Santa Catarina merece estradas boas para ampliar a fluidez e a capacidade de produção no estado”, ressaltou.
O painel ainda contou com a participação de Carlos Chiodini, vice-presidente da Câmara Temática Portuária e Hidroviária da Frenlogi, e de Elson Otto, presidente da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC), que alertou sobre melhorias urgentes necessárias no estado, como a duplicação da BR 282 e mais celeridade nas obras de duplicação da BR 470, canais fundamentais de escoamento da produção catarinense.
O presidente da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste), Giovanni Gobbi, também esteve presente no evento Logistique 2024. Para ele, é importante apoiar grandes eventos catarinenses que estimulem o desenvolvimento econômico logístico, que é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das empresas catarinenses, inclusive do Extremo Oeste. “Participar e fomentar eventos deste tipo fortalecem a economia do Estado”, enfatiza o representante da Associação.

NOVA ROTA AÉREA

A nova rota aérea ligando Florianópolis a Lisboa, capital de Portugal, que começa a operar no dia 3 de setembro, também esteve em debate. A operação abre caminho para a criação de um novo hub de cargas no Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, impulsionando o comércio internacional e a economia local. Essa foi uma das principais conclusões do painel “A Nova Rota Aérea SC-Portugal: Facilitando o Comércio e a Logística Internacional”, que reuniu especialistas do setor para discutir os impactos da nova rota aérea para o desenvolvimento econômico da região.

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