Acismo participa de debate sobre o futuro empresarial na Semana Acadêmica do IFSC |
*Jornal na Escola como
Equipe visitou turmas da Escola Municipal João Revers, de Belmonte
O jornal é um recurso moderno, atualizado, atraente, dinâmico, capaz de traduzir todo tipo de informações, inclusive as científicas, em linguagem acessível a qualquer tipo de público. Para a coordenadora do Programa Jornal Educação e Cultura/Folha do Oeste na Escola, Keli Taparelo, trabalhar com o jornal em sala de aula é assumir um projeto de aprendizagem que propicia integração de assuntos e de interesses de pessoas, além de possibilitar o desenvolvimento de atividades diversificadas e inovadoras, levando o aluno a conhecer várias posturas ideológicas diante de um fato, a tomar posições fundamentadas e aprender a respeitar diferentes pontos de vista, que são necessários para sua formação como estudante e cidadão. "Um jornal bem trabalhado e com atividades envolventes pode ser melhor do que muitos computadores" considera.
Dando continuidade às visitas às escolas, foi a vez das duas turmas de 2ª e 3ª séries matutinas e vespertinas da Escola Municipal João Revers receber a equipe do jornal. Na turma de 2ª série trabalhalhou-se o tema "animais", como é feita a escrita dos nomes, cujo objetivo era o de fazer com que o aluno diferenciasse animais anfíbios de animais mamíferos.
Para a professora Jane Piaseski, a escola tem uma grande preocupação em resgatar a auto-estima dos educandos, bem como valorizar o meio ambiente que os rodeia. "O jornal passa a ser uma grande possibilidade de troca de informações e fonte de pesquisa", destaca.
Na outra turma de 2ª série o tema trabalhado foi esporte. Após uma cruzadinha, os alunos precisavam procurar, usando os desenhos, qual esporte era praticado e completar. "Trabalhar com esportes desenvolve o equilíbrio, o gosto pelo esporte, o trabalho em equipe e a prática", comenta Keli.
Segundo a professora Margarete Maran Karlinski, o jornal em sala de aula é muito proveitoso. "Ele vem como um auxílio pedagógico muito bom para a leitura do estudante. Temos na escola o livro didático que usamos na educação de nossos alunos, mas o jornal é um meio de estarmos sempre atualizados. Uma ou duas vezes por semana trabalho sílabas com eles, além de toda semana levarem o jornal para casa", ressalta.
Conforme a coordenadora do programa, o jornal é um importante meio de comunicação da sociedade, pois ele registra os fatos, forma opiniões, levanta assuntos para discussão, informa, diverte e valoriza as ações da comunidade. Com as turmas de 3ª série o trabalho desenvolvido foi a respeito do corpo humano. O objetivo desse trabalho foi permitir ao estudante construir a noção do corpo humano como um todo, possibilitando a percepção de que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas, interagindo para a manutenção desse todo.
A professora da turma, Hida Tonsak, considera o jornal um meio de comunicação que transmite informação e conhecimento. "A presença do jornal na escola e nas famílias é de suma importância, pois leva informações que elas não têm, praticam a leitura e adquirem o hábito, o gosto e prazer pela mesma. Trabalhamos com recorte de figuras, fazendo interpretações e produções de textos, frases, charges e propagandas", conclui.
Deixe seu comentário