INOVAÇÃO

Innova Maq: Transforme os desafios da indústria em inovação

  • Fotos Folha do Oeste -

Em São Miguel do Oeste, a semana foi marcada por um momento importante para o Ecossistema de Inovação. Na noite de quarta-feira, dia 5, lideranças, empresários e comunidade envolvida com o setor acompanharam o pré-lançamento do Innova Maq, evento de inovação da indústria, e início da implementação da Start Pré-incubadora, no Senai São Miguel do Oeste.
As iniciativas surgiram a partir da implantação do Ecossistema de Inovação, conduzido com o apoio do Sebrae, no ano de 2023. No Ecossistema foram selecionadas quatro áreas pelos atores envolvidos no desenvolvimento: Agroalimentos, Saúde, TIC (Tecnologia de Inovação e Comunicação), e Máquinas e equipamentos, e automação industrial.
Dentro das ações da área de Máquinas e equipamentos, e automação industrial foram definidas três metas pelo grupo. Uma delas foi criação de um evento de inovação para compartilhamento de problemas da indústria a serem solucionados, e grupos de profissionais e estudantes da área industrial ofertando soluções para os problemas levantados, que resultou no evento Innova Maq.
De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento, Claudio Zilli, a programação realizada na noite de quarta-feira marcou também o início das inscrições para o Innova Maq, que acontecerá no dia 26 de junho, a partir das 19h no Senai São Miguel do Oeste. Com 150 vagas disponíveis, o evento é aberto para toda a comunidade: estudante, empreendedor ou entusiasta da inovação disposto a desenvolver soluções para desafios reais da indústria.
No dia 26 de junho, acontecerá a apresentação dos desafios das empresas e a formação dos grupos interessados em solucionar os problemas. Os participantes vão documentar suas ideias, e no dia 28 de junho, as empresas vão definir três grupos que participarão da apresentação oficial, que acontecerá na segunda-feira, dia 1º de julho. As melhores propostas serão inscritas na pré-incubadora que vai transformar essas ideias, através de mentorias, em negócios.
“O evento é para fazer a conexão, trazer os interessados em resolver problemas, trazer os problemas, as empresas, unir todo mundo e ainda aumentar essa visibilidade para o nosso mercado industrial de São Miguel e da região”, ressalta o presidente da comissão.
Segundo o vice-presidente da comissão, Fernando Lorecett, para o Innova Maq foram convidadas quatro empresas. Segundo ele, uma delas é a instituição Sinduscon, que representa a área da construção civil, também participarão neste primeiro evento a Diêlo, Dipães e Metall1.
Lorecett destaca que os representantes das empresas estarão no Senai no dia 26 de junho para compartilhar situações problemas, e os participantes inscritos terão a oportunidade de desenvolver soluções. “As classificadas serão pré-incubadas para que desenvolvam a partir de mentorias os projetos de inovação para tentar solucionar essas situações problemas apresentadas. Essas situações problemas podem inclusive gerar negócios para os implementadores. Uma parceria positiva para indústria e futuros profissionais”, acrescenta.
O vice-presidente ressalta que as inscrições acontecem por ordem de chegada. Quem tiver interesse pode acessar o site do Innova Maq (www.innovamaq.com.br), fazer a inscrição e participar do evento no dia 26. “A pessoa que tiver afinidade na área de máquinas e equipamentos, e automação industrial pode se inscrever que terá muitas oportunidades”, afirma.

START PRÉ-INCUBADORA

A Start Pré-incubadora está sendo implementada no Senai São Miguel do Oeste, e o projeto desempenha um papel crucial no desenvolvimento das competências empreendedoras.
De acordo com a interlocutora de Extensão Universitária do Unisenai, Maristela Silveira, que também representa e coordena o projeto, ao encontro da necessidade do ecossistema de inovação de São Miguel do Oeste, é implementado a Start Pré-incubadora no município, para que os projetos selecionados no Innova Maq passem pelo processo de incubação, tendo apoio de mentores, que vão auxiliar em toda a construção desse negócio, a partir desse projeto de solução de problemas, para depois ser apresentada a solução para a indústria.
“A questão do empreendedorismo vai fazer com que as pessoas, os alunos, e grupos busquem essa solução por um caminho já trilhado, e já consolidado da pré-incubação. Isso vai facilitar e vai agilizar todo o processo para que a solução seja mais assertiva para resolver aquele problema apresentado pelas indústrias”, pontua. Segundo Maristela, os grupos vão passar por 14 semanas de pré-incubação, em que eles vão apresentar a solução e aprimorar as suas soluções nessas apresentações. A equipe do Unisenai está coordenando, mas mentores da regional estarão acompanhando as atividades.
Na oportunidade, a interlocutora de Extensão Universitária do Unisenai, agradece a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), pois a Start Pré-incubadora tem um apoio financeiro da Fundação.

 
INCENTIVO

“Para nós enquanto sistema Fiesc, Sesi, Senai, falar de tecnologia e falar de inovação, é algo que nos orgulha, porque é algo que está no nosso DNA”, destaca o gerente executivo da Fiesc, Jardel Carminatti. Para ele, o evento será um sucesso. “Vamos mobilizar nossos alunos para que participem, mas também vamos incentivar outras instituições de São Miguel do Oeste para que também se envolvam. Este é um evento aberto, não apenas para alunos do Senai”, enfatiza.
Sobre a pré-incubadora, Jardel acrescenta que esta é uma ferramenta extremamente necessária, é onde projeto vai ser prototipado, através de mentoria especializada, através de máquinas e insumos necessários, dentro de um ambiente propício.
A programação destaca semana também contou com a participação e o apoio do prefeito Wilson Trevisan e do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Drumm, além de diversas lideranças do município.

Morre o prefeito de Iporã do Oeste, Adélio Marx Anterior

Morre o prefeito de Iporã do Oeste, Adélio Marx

Unoesc promove ações de sustentabilidade e proteção do ambiente durante o ano todo Próximo

Unoesc promove ações de sustentabilidade e proteção do ambiente durante o ano todo

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso