TRAGÉDIA

Governo do Estado detalha operação de pronta resposta ao acidente em Praia Grande

Governo do Estado detalha operação de pronta resposta ao acidente em Praia Grande
Leo Munhoz /Secom

Uma força-tarefa envolvendo as principais frentes da segurança pública de Santa Catarina foi mobilizada ao longo deste sábado, dia 21, para detalhar a pronta e integrada resposta ao trágico acidente com um balão que resultou na morte de oito pessoas em Praia Grande, no Sul do estado. Autoridades do governo estadual apresentaram, em atendimento à imprensa na Secretaria de Estado da Segurança Pública, os primeiros resultados da investigação e o suporte prestado às vítimas e aos familiares.

Participaram o governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto, o secretário da Segurança Pública, Flávio Graff, secretário da Saúde, Diogo Demarchi Silva, o comandante-geral da Polícia Militar, Emerson Fernandes, o delegado-geral da Polícia Civil. Ulisses Gabriel, o perito-geral adjunto, Douglas Balen, e o comandante regional do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Zevir Anibal.

Segundo os relatos iniciais, o balão apresentou um problema já no ar, após a decolagem. O piloto conseguiu realizar uma descida de emergência, chegando próximo ao solo. Neste momento, 13 ocupantes, incluindo o piloto, conseguiram saltar do cesto. No entanto, com o alívio abrupto do peso, a estrutura subiu de forma descontroladamente, levando as oito vítimas fatais que não conseguiram desembarcar a tempo.

A resposta do Estado foi imediata. “Primeiro momento, um momento de dor, de consternação, de solidariedade aos familiares das vítimas fatais. Desde o início, e sempre em diálogo com o governador Jorginho Melo, que já de imediato aciona também toda a equipe do Estado de Santa Catarina para a pronta resposta e atendimento a essa tragédia”, afirmou o governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto.

Francisco Oliveira Neto anunciou também luto oficial de três dias. “Todas as forças de segurança seguem mobilizadas, agora para a investigação do que de fato aconteceu”, completou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou a sinergia entre as equipes. “Atuamos de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Secretaria da Saúde, garantindo uma resposta rápida, eficiente e coordenada”, explicou sobre o trabalho dos vários órgãos do Estado.

Poucos minutos após o chamado, duas aeronaves e seis viaturas de suporte terrestre do Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Polícia Militar já estavam no local prestando os primeiros socorros.

Cinco sobreviventes que necessitaram de atendimento médico foram encaminhados ao Hospital de Praia Grande. Embora leitos especializados para queimados tivessem sido preparados em unidades de referência em Joinville e Lages, a transferência não foi necessária. Apenas dois dos cinco que precisaram de atendimento tiveram queimaduras mais graves e permaneceram internados.



Secom

Temporal registrado na noite deste domingo causa prejuízos em Descanso Anterior

Temporal registrado na noite deste domingo causa prejuízos em Descanso

Mobilizada força-tarefa para resgate e apoio das vítimas de acidente com balão Próximo

Mobilizada força-tarefa para resgate e apoio das vítimas de acidente com balão

Deixe seu comentário