SANTA CATARINA

Frente fria traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações

  • Airton Fernandes / Ascom SDC -

De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a partir da noite desta sexta-feira, dia 17, uma frente fria avança sobre o estado, deixando o tempo encoberto e chuvoso em todas as regiões. Já no sábado, dia 18, a chuva será mais intensa e volumosa, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados variando entre 80mm a 120mm, podendo superar esses valores. No Oeste e Extremo Oeste, os acumulados de chuva serão menores, entre 30mm e 60mm.

As áreas com maior volume de chuva enfrentam risco alto a muito alto para ocorrências associadas à chuva intensa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações.

As temperaturas não sobem muito. A sensação será de frio, especialmente no Grande Oeste e Planalto Sul, onde as temperaturas ficarão abaixo dos 15°C no sábado e domingo. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 15°C e 20°C.


Condições hidrológicas em SC

Segundo as informações da Hidrologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, os principais rios de Santa Catarina apresentam níveis e vazões estáveis ou com elevações pouco significativas, permanecendo dentro da normalidade em praticamente todas as bacias catarinenses.

A partir da noite desta sexta-feira, com a chegada das chuvas, os níveis dos rios poderão apresentar elevações significativas ao longo de sábado, e domingo, dia 19, nas regiões do Alto, Médio e Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte.

Conforme o último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, na tarde desta sexta-feira, o número de municípios que decretaram Situação de Emergência permanece em sete, por conta das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. Ao total, 13 municípios das regiões Sul e Extremo Sul registraram ocorrências. Ainda de acordo com o relatório, diminuíram os números de desalojados e desabrigados. Até o momento, são 215 pessoas desalojadas e nove desabrigadas.

Os municípios que decretaram SE são: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá. Também foram enviados itens de assistência humanitária para Araranguá e São João do Sul. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.



Ascom Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina


Núcleo Jovem Empreendedor promove debate sobre a carga tributária no país Anterior

Núcleo Jovem Empreendedor promove debate sobre a carga tributária no país

Equipes do CBMSC realizam buscas em áreas deslizadas no RS Próximo

Equipes do CBMSC realizam buscas em áreas deslizadas no RS

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso