SANTA CATARINA

Forças de Segurança atenderam 4.841 vítimas durante a Operação Shamar

  • Divulgação / SSP -

As forças de Segurança de Santa Catarina — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica — atenderam 4.841 vítimas no período em que foi realizada a Operação Shamar. A iniciativa intensificou no estado as ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio.

Nos 30 dias de duração, a Operação Shamar em SC contou com efetivo de 2.525 integrantes da Segurança e 883 viaturas foram empregadas. Na parte preventiva, foram realizadas 225 ações de panfletagem e 19.277 ações educativas em mídia digital. Foram ministradas 456 palestras que alcançaram 20.593 pessoas.

Em ações policiais, foram apreendidas 14 armas brancas, três espingardas e 236 munições. Os dados mostram que houve 103 ações de acompanhamento para retirada de pertences pessoais, 228 denúncias apuradas (Ligue 180), 41 ações de apoio a oficiais de justiça e 1.121 denúncias apuradas (outras). Também ocorreram 2.152 diligências e 5.443 medidas protetivas de urgência foram acompanhadas.

Os dados são da Coordenadoria de Operações Integradas da SSP-SC (Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina). Ao mesmo tempo em que destaca a mobilização das forças de Segurança em agosto, o secretário de SSP (Segurança Pública de Santa Catarina) designado, coronel Flávio Graff, enfatiza que os trabalhos nesta área de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher e feminicídios são prioridades do governo do Estado e continuarão sendo realizados pelas forças de Segurança.

“Precisamos destacar a integração que houve entre as forças de Segurança no sentido de atender cada vez mais e melhor a população de nosso Estado. Tivemos quase cinco mil vítimas atendidas e um efetivo policial empregado de mais de 2,5 mil integrantes das forças”, pontuou.

O secretário da Segurança afirmou que o “esforço e o trabalho continuarão sendo desenvolvidos para buscarmos minimizar cada vez mais esses números que afligem a segurança como um todo em Santa Catarina e no País para extinguirmos os feminicídios e a violência contra a mulher de uma forma geral”.


Confiança na segurança pública

A coordenadora das DPCAMIs (Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) da Polícia Civil de SC e da operação Shamar no Estado, delegada Patrícia Zimmermann d’Ávila, ressalta que os atendimentos têm evitado o aumento dos crimes de violência, em que geralmente as mulheres são vítimas de ameaça, lesão e descumprimento de medida protetiva. “Estes atendimentos têm crescido ano a ano, conforme aumenta a confiança das mulheres na segurança pública”, afirma.


Integração

A operação Shamar foi nacional e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretária da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em SC, a coordenação ocorreu por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC.



Ascom SSP 



Jovem de 14 anos morre após ser atingido por um disparo de arma de fogo Anterior

Jovem de 14 anos morre após ser atingido por um disparo de arma de fogo

Comissão fará audiência na quarta-feira para apresentação de relatório da Saúde Próximo

Comissão fará audiência na quarta-feira para apresentação de relatório da Saúde

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso