logo RCN
SÃO MIGUEL DO OESTE

Escolas recebem projeto educativo da Unoesc para conscientização ambiental

  • Divulgação Unoesc -

A Unoesc São Miguel do Oeste concluiu com êxito o projeto "Educar para a Sustentabilidade: possibilidades de conscientização ambiental por meio das práticas de ensino-aprendizagem, em escolas municipais, localizadas no território de São Miguel do Oeste". Este projeto foi executado por uma equipe de professores da Unoesc e contou com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). A iniciativa inovadora envolveu estudantes, professores e a comunidade escolar em atividades práticas e educacionais voltadas para a conscientização ambiental e práticas sustentáveis.

Realizado nas escolas Waldemar Antônio Von Dentz de Linha Canela Gaúcha, Padre José de Anchieta de Linha Dois Irmãos, Marechal Arthur Costa e Silva do Bairro Salete, e Juscelino Kubitschek de Oliveira do Bairro Estrela, o projeto engajou os estudantes em diversas atividades. Desde a construção de estufas geodésicas até a revitalização de hortos medicinais e hortas verticais, os alunos participaram ativamente em todas as etapas.

Destacando-se pela sustentabilidade em sua essência, a construção das estufas geodésicas utilizou materiais eco-friendly, ou seja, que não causam danos socioambientais, enfatizando a eficiência energética e a maximização do espaço para o cultivo. Além disso, ações de bioconstrução ensinaram aos estudantes a confecção de mesas e bancadas com materiais orgânicos, promovendo o uso responsável dos recursos naturais.

A atividade contou também com a pintura de muros e paredes das escolas. Os murais, representando espécies em extinção, não apenas embelezaram o ambiente escolar, mas também serviram como ferramenta educacional para sensibilizar a comunidade sobre questões ambientais urgentes.

A diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, destacou a relevância do projeto para a missão da instituição. “A Unoesc tem como missão promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, gerando conhecimento para o desenvolvimento regional com inovação e sustentabilidade. Projetos como esse proporcionam oportunidades de aprendizado prático e teórico, ajudando os estudantes a entenderem os desafios enfrentados pelo planeta e como podem contribuir para soluções sustentáveis”, enfatiza Eliandra.

O coordenador do projeto, professor Paulo Ricardo Bavaresco, destaca os impactos positivos que essas atividades tiveram na comunidade escolar. “Foi gratificante ver o engajamento dos alunos. Esperamos que essas experiências continuem inspirando práticas sustentáveis e a conscientização ambiental em nosso município”, reforça Bavaresco.

O projeto "Educar para a Sustentabilidade" reflete o compromisso da Unoesc com a promoção da sustentabilidade e o desenvolvimento de uma consciência ambiental responsável. A Universidade continuará buscando oportunidades para expandir esse trabalho e criar um futuro mais sustentável para todos.



Unoesc

Rodovias estaduais e federais são pautas de reuniões com lideranças Anterior

Rodovias estaduais e federais são pautas de reuniões com lideranças

Balanço mostra que 2,9 milhões de turistas visitaram SC durante a temporada Próximo

Balanço mostra que 2,9 milhões de turistas visitaram SC durante a temporada

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso