O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está em andamento com a elaboração de estudos e projetos para a implantação da nova BR-163 Sul, prevendo um novo traçado a partir de Iporã do Oeste, nova ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga e mais um trecho de rodovia em solo gaúcho.
Neste início de 2024, o trabalho consiste em levantamentos topográficos, coleta de amostras do solo e do fundo do rio para estudos geotécnicos, avaliações sobre o tráfego e número de acidentes, além de projeção de geometria de pista e novo traçado do que será a futura BR-163 Sul na região.
O objetivo do Dnit é garantir na nova BR-163 Sul um padrão de qualidade de rodovia federal, incluindo novas intersecções, como trevos e acessos, contornos para trechos urbanizados, com possibilidade de terceiras faixas e rodovia com capacidade para suportar tráfego pesado de caminhões e também o crescente fluxo estimado para os próximos anos.
A execução de projetos e estudos são realizados ao longo de um trecho de 58 quilômetros. O segmento contempla 25 km em solo gaúcho, ligando a rodovia até o município de Tenente Portela (RS), a nova ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), com 1200 metros, e mais 32 km de rodovia em solo catarinense, entre Itapiranga e Iporã do Oeste.
Conforme informações da equipe do Dnit, o projeto do trecho São Miguel do Oeste a Iporã do Oeste está sendo elaborado pelo Governo do Estado.
Ascom Dnit
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