REGIÃO

Descanso decreta situação de emergência devido à estiagem prolongada

  • Divulgação Ascom -

A Administração Municipal de Descanso, por meio do Decreto nº 2.807, de 28 de março de 2025, decretou situação de emergência no município devido à estiagem prolongada que afeta os recursos hídricos da zona rural. A decisão foi tomada em reunião do Conselho da Defesa Civil Municipal, com base em dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri, que apontam os baixos índices pluviométricos nos últimos meses.

A estiagem prolongada impacta diretamente a produção agropecuária, comprometendo atividades como pecuária leiteira, avicultura, suinocultura e piscicultura, além de afetar o abastecimento de água para a população rural. Como medida emergencial, o município poderá intervir no abastecimento de água para consumo humano e animal, além de autorizar a manutenção e ampliação de reservatórios em áreas afetadas e destinar, prioritariamente, todas as forças de maquinário de escavo, caminhões tanque e tratores para as ações emergenciais.

O secretário da agricultura e coordenador da Defesa Civil municipal, Thiago Grassioli, reforça a necessidade da conscientização da população sobre o uso responsável da água e solicita que os moradores adotem medidas para evitar o desperdício. O decreto tem validade de 180 dias e novas ações poderão ser adotadas conforme a evolução da situação.



Ascom

Grave acidente de trânsito na BR 282 deixa uma vítima fatal Anterior

Grave acidente de trânsito na BR 282 deixa uma vítima fatal

Unoesc São Miguel promove atividades educativas na Semana da Água Próximo

Unoesc São Miguel promove atividades educativas na Semana da Água

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso