AUXÍLIO

Descanso assina Termo de Fomento para resgatar a Fanfarra Municipal

  • Divulgação Ascom -

A Prefeitura de Descanso, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, assinou o Termo de Fomento com a Associação Cultural de Descanso, que iniciou um importante projeto de percussão para crianças, jovens e adultos do município: a implementação da Fanfarra Municipal e da Oficina de Fanfarra.

A vertente cultural da musicalidade tem diversos talentos no município e o resgate da fanfarra tem o objetivo de capacitar e habilitar jovens e adultos para os instrumentos de percussão com toque cívico-militar. Dentro desta perspectiva, a Associação contratou o instrutor Darlei Bienert, que possui mais de 38 anos de profissão e diversos batuques exclusivos criados para os Serviços Militares do Brasil, como por exemplo, o toque do Desfile Militar do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste.

A metodologia adotada é a criação da Oficina da Fanfarra para todos os interessados, onde serão repassadas as técnicas, afinações, reparos necessários e os materiais empregados que garantem que cada instrumento de percussão tenha seu som peculiar e como este será integrado de maneira harmônica no arranjo final.

Após um período de avaliações, ajustes, consertos e limpeza dos instrumentos de propriedade do município, os mesmos foram cedidos para a Associação Cultural iniciar o projeto. No total, cerca de 50 instrumentos estão aptos para serem utilizados, entre tambores, tarolas, surdinhos e pratos. Na prática, todos os inscritos participarão da oficina e, dentre estes, os 50 alunos com melhor habilidade e adaptação aos instrumentos farão as apresentações previstas.

De acordo com a presidente da Associação Cultural, Vanda Cerezer, as inscrições poderão ser feitas no Centro Cultural, sendo que na próxima terça-feira, dia 25, a equipe fará a divulgação nas escolas do município. “Esse projeto inclui inúmeros benefícios, especialmente no que tange ao desenvolvimento integral dos jovens através da música e do trabalho em equipe. Então todas as pessoas, a partir dos oito anos de idade, poderão efetuar sua inscrição e participar do projeto”, esclarece.



Ascom

Seminário sobre Síndrome de Down acontece dia 25 de março na Alesc Anterior

Seminário sobre Síndrome de Down acontece dia 25 de março na Alesc

Saúde Estadual registra duas mortes por Chikungunya em 2025 Próximo

Saúde Estadual registra duas mortes por Chikungunya em 2025

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso