ALERTA

Definidas novas ações no combate à dengue em São Miguel do Oeste

  • Divulgação Ascom -

Frente ao cenário preocupante com relação ao aumento no número de casos de dengue no Município e em toda Santa Catarina, a equipe da Secretaria da Saúde reuniu nesta semana os integrantes da Sala de Situação da Dengue. A reunião foi realizada na manhã de quinta-feira, dia 21, no auditório da Secretaria de Educação, e contou também com a presença de representantes dos clubes de serviço, entidades, e unidades escolares.
Durante o encontro, a equipe do Setor de Vigilância Epidemiológica, apresentou o relatório e a situação do Município, e a equipe da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) da 5ª Regional, apresentou o quadro regional com relação à dengue e o cuidado que é preciso ter com a situação que tem se agravado.
Até a tarde de sexta-feira, dia 22, já haviam sido confirmados 107 casos de dengue em São Miguel do Oeste, conforme informações da equipe da Vigilância Epidemiológica. Além disso, 26 pacientes aguardavam os resultados dos exames.
O cenário é de alerta, e de acordo com o secretário de Saúde, Alfredo Spier, o município já tem o Plano de Contingência, no sentido de preparação, pois há uma perspectiva de aumento no número de casos, em razão da temperatura que está elevada e da ocorrência de chuva constante, que torna o cenário propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
Neste sentido, a equipe reforça o pedido de colaboração e envolvimento da comunidade, para que intensifiquem a vistoria em suas residências e estabelecimentos, eliminando todo e qualquer depósito com água parada. O fumacê, que já vem sendo realizado, também está sendo intensificado nos entornos das residências em que os moradores tiveram diagnóstico positivo para dengue.
Spier cita que o município também intensificará a ação de coleta de materiais nos contêiners, como forma de auxiliar a população a fazer o descarte correto de materiais. Um novo roteiro será elaborado e posteriormente divulgado. No trabalho de conscientização e alerta, serão intensificadas as campanhas de divulgação sobre a dengue e combate ao mosquito. Esta iniciativa será ampliada também nos bairros e nas unidades escolares.
Nos próximos dias também serão realizados mutirões de combate ao mosquito no município. A ação deve envolver as entidades filantrópicas e clubes de serviço. Conforme o secretário, diversas ações estão em fase de planejamento.
O representante da Saúde Municipal salienta que a situação é preocupante, e um agravamento é que também foi constatado o sorotipo 2 da dengue em São Miguel do Oeste. “Este é um novo alerta que se faz a população, para que realmente tenha cuidado”, destaca.

ATENDIMENTO

Outra situação debatida e reforçada é para que as pessoas com sintomas da doença, procurem primeiramente a Unidade Básica de Saúde de referência. Não sendo possível, em função dos horários, o paciente deve procurar atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas. Porém, o primeiro local a buscar atendimento deve ser no posto de saúde. O secretário reforça ainda que as pessoas devem evitar a automedicação, pois a automedicação pode agravar o quadro de saúde do paciente.
Já o uso de repelente é indicado, porém é preciso atenção na hora de adquirir o produto, para evitar reação alérgica.

SAIBA MAIS

Fique atento aos seguintes sintomas: Febre alta de início súbito; Mal estar; Dor no corpo; Dor de cabeça; Dor no fundo dos olhos. Sinais de agravamento: Queda da pressão arterial; Manchas na pele; Presença de sangramento.

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo e munições Anterior

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo e munições

Atividade busca conscientizar sobre a qualidade da água Próximo

Atividade busca conscientizar sobre a qualidade da água

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso