ALESC

Congresso do Qualifica termina com leitura de carta compromisso

  • Giovanni Kalabaide -

A leitura da carta compromisso do Qualifica - Mandato de Excelência marcou o encerramento do congresso estadual do programa, na tarde desta terça-feira, dia 18, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O documento, com cinco compromissos, foi lido pela desembargadora federal Ana Cristina Blasi, diretora da Ejesc (Escola do Judiciário Eleitoral) e coordenadora do programa.

"Esta carta reforça os compromissos dos parceiros do programa com as boas práticas de gestão pública e com o desenvolvimento de Santa Catarina", afirmou a desembargadora. "Por esse documento, reforçamos as justificativas e os objetivos do programa, que passam pelo aprimoramento da gestão pública, a prevenção a irregularidades e o desenvolvimento da administração e da atuação parlamentar", pontuou.

Entre os compromissos previstos na carta, estão a ênfase na prevenção a irregularidades, a busca pela excelência na gestão, a colaboração entre os parceiros que mantêm o programa e o estímulo à qualificação, à excelência e à colaboração em rede.

O ato que marcou o encerramento do congresso contou com a presença de representantes dos poderes e órgãos responsáveis pelo Qualifica: Alesc, TJSC (Tribunal de Justiça), TCE-SC (Tribunal de Contas do Estado), TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), Fecam (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina) e a Uvesc (Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina).

O deputado Mauro De Nadal (MDB), presidente da Escola do Legislativo da Alesc, representou o Parlamento catarinense. "Aqui acontece uma antecipação de boas orientações, boas práticas que dão segurança para os vereadores, vices, prefeitos e para quem está auxiliando na gestão", disse De Nadal. "O Qualifica traz essa segurança, com debates com pessoas renomadas e com o que há mais de atualizado na gestão pública. A Assembleia se orgulha de abrir as portas para eventos como esse", declarou.

O corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, destacou que a presença expressiva de público no congresso comprova o interesse dos gestores em se qualificar, tudo em benefício dos verdadeiros beneficiários do programa: os cidadãos que são alcançados pelas políticas públicas.

O promotor de Justiça André Milioli, que representou o MPSC, ressaltou a importância da educação como ferramenta para transformação da sociedade. "E o Qualifica é isso, capacitar nossos líderes para conseguir transformar a realidade local, na ponta, onde estão os eleitores."

Moisés Hoegenn, do TCE, afirmou que a união dos poderes e dos órgãos para a realização do Qualifica é um dos diferenciais que explica os bons resultados do programa. "Essa soma de poderes, nesse esforço de qualificação, é fundamental e sem precedentes", citou.

O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Junior, representante da Fecam, acredita que o congresso do Qualifica atingiu o objetivo "de trazer informação, compartilhar ideais e dar condições para que os eleitos possam aprimorar seus mandatos."

Já Marcilei Vignatti, presidente da Uvesc, enalteceu a importância da participação dos vereadores no congresso. "O vereador é que lida com a vida real no dia a dia, da qual a vida institucional está mais distante", disse. "Essa unidade fortalece as decisões, porque elas ficam mais assertivas, elas dão mais certo quando os vereadores são ouvidos."


O evento

O congresso do Qualifica foi aberto na noite de segunda-feira, dia 17, com a palestra do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça. No decorrer desta terça, foram realizados painéis sobre finanças públicas, processo legislativo, sistema federativo, entre outros.




Agência AL

Governo de SC abre renovações do programa Universidade Gratuita Anterior

Governo de SC abre renovações do programa Universidade Gratuita

Sicoob São Miguel é tricampeão na Convenção Sinergia 2025 Próximo

Sicoob São Miguel é tricampeão na Convenção Sinergia 2025

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso