PROGRAMAÇÃO

Caravana da Inclusão da Mulher na Política chega a Caibi

  • Divulgação -

Liderada pela Escola do Legislativo da Alesc, a Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, um projeto inédito de engajamento e de mobilização pelo empoderamento feminino na vida pública, chega a Caibi neste sábado, dia 6, para incentivar o protagonismo feminino na sociedade e a participação das mulheres nos espaços públicos de decisão.

O evento, entre 9h e 12h, no Centro de Convivência dos Idosos, reunirá lideranças locais além da participação da vice-governadora Marilisa Boehm, da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), da ex-deputada Marlene Fengler, da presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, da vereadora Edimara Portes e da psicóloga e pedagoga Jaqueline Barp que farão uma análise dos desafios que as mulheres enfrentam para ampliar a participação no cenário político.

A iniciativa leva em consideração a desproporção da representatividade feminina nos espaços legislativos brasileiros, ao considerar que as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado no país, mas não conquistam sequer os 30% da cota legal destinados às candidaturas femininas.

"Reduzir essa desproporção e incentivar que mais mulheres ingressam na política são metas que buscamos alcançar levando a Caravana para todas as regiões de Santa Catarina", explica a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que inclusive apresentou o projeto num encontro internacional na sede da ONU, em Genebra, em setembro de 2023, como representante do Parlamento catarinense.

A média mundial de participação feminina na política é de 26.4%, mas no Brasil está abaixo da média, em torno de 15%, segundo pesquisas. Dados da União Interparlamentar com base em informações fornecidas pelos parlamentos nacionais de quase 190 países, revelam que, em 2022, o Brasil estava na posição 129, com apenas 17,7% de assentos ocupados por mulheres na Câmara dos Deputados.

Marlene reforça, por isso, a importância do projeto Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, iniciado em 2022 pela Escola do Legislativo da Alesc e que tem como desafio a mobilização feminina para a vida pública. “Percorremos as regiões do estado buscando sensibilizar e conscientizar as mulheres da necessidade da participação feminina na política”, esclarecendo que o projeto também investe na formação e na preparação das mulheres para ocupar cargos eletivos.

Este ano, a Caravana foi realizada em Jaraguá do Sul, em 20 de março e, após Caibi, será a vez de Xanxerê receber o projeto, dia 18 de abril.


Programação:

8h30: Credenciamento

9h às 12h: mesa-redonda com a vice-governadora Marilisa Boehm, a deputada estadual Luciane Carminatti, a ex-deputada Marlene Fengler, a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, a vereadora Edimara Portes e a psicóloga e pedagoga Jaqueline Barp.




Assessora de Comunicação da Escola do Legislativo da Alesc



Unoesc amplia classificação no IGC contínuo e conquista 1º lugar entre as Universidades Comunitárias em SC Anterior

Unoesc amplia classificação no IGC contínuo e conquista 1º lugar entre as Universidades Comunitárias em SC

SC renova decreto de emergência zoossanitária para gripe aviária Próximo

SC renova decreto de emergência zoossanitária para gripe aviária

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso