Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


CHIMARRÃO

Chás: misto de sabor e beleza

Folha do Oeste

Um bom chimarrão dá asas para a imaginação, a erva sobre a cuia ganha uma linda decoração, composta por chás e enfeites. Os chás garantem beleza ao mate e também complementam o sabor desta bebida que é ingerida por muitos, especialmente na região Sul do país.

De acordo com a sócia-proprietária da loja Cor & Sabor, Gleice Koop, o que as pessoas popularmente conhecem como chá são, na verdade, infusões. "São denominados "chás", somente os que provém da Camellia Sinensis, que são os chás verde, branco, vermelho, preto etc. A erva-mate (ilex paraguariensis) é uma erva de infusão, portanto com propriedades medicinais e com restrições. Quando se mistura o chimarrão com alguma erva que tenha benefícios calmantes, por exemplo, se anula esse efeito porque a erva-mate é estimulante e eles não combinam, portanto se está colocando somente mais sabor e aroma no seu bom e velho chimarrão. O ideal é não misturar muitas ervas porque algumas não combinam entre si. A sugestão é usar ervas digestivas como carqueja, hortelã, alecrim, etc", comenta.

Na loja, Gleice revela quais são os chás que caíram no gosto das pessoas. "As ervas mais procuradas são camomila, erva doce, endro, alecrim, calêndula, carqueja, cavalinha, amora branca e a mistura que chamamos de 'Chá da Alegria', que é a união de 10 ervas aromáticas que foi desenvolvida pela USP", conta.

Segundo ela, quem gosta de deixar o chimarrão mais doce, também conhecido na região por mate-doce, mas tem diabetes pode optar por algumas folhinhas de stévia, que é um adoçante natural e saboroso e que sem excessos, não faz mal à saúde.

Gleice salienta que não há uma combinação perfeita na hora de fazer um bom chimarrão. "Não há uma combinação melhor, mas sim a que a gente mais gosta. O chimarrão faz companhia a milhares de pessoas nos estados da região Sul, seja para os solitários, para os casais, para receber os amigos, de certa forma unir as pessoas em qualquer horário e qualquer lugar! Aprecie com moderação", completa.

A empresária detalha que a loja oferece, atualmente, mais de 70 tipos de ervas (chás), que são vendidas em pacotes de 20 gramas ou 30 gramas, mas que também podem ser adquiridas a granel.  


selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina