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ARTIGO

O que fazer no âmbito nutricional contra a Covid?

Foto: Daniela Scarioto

O QUE PODEMOS FAZER NO ÂMBITO NUTRICIONAL CONTRA O CORONAVÍRUS?


Reforçar a imunidade. Estar sempre atento as melhores escolhas alimentares buscando alimentos nutritivos durante nosso dia em momentos sem pandemia, hábitos saudáveis são importantes em todas as fases para longevidade, qualidade de vida, saúde, afinal se alguma doença chegar e você está bem nutrido fica mais fácil de tratar e recuperar, e nesse momento de pandemia atenção dobrada escolhendo alimentos que turbinam nossa imunidade.

Nosso cenário atual pede atenção no ato de se alimentar, fazer boas escolhas para aumentar nossa imunidade. A primeira ação simples e assertiva é tomar água diariamente, afinal 70% do nosso corpo é água e muitas vitaminas precisam dela para melhor absorver no nosso intestino. Sendo assim adultos precisam pelo menos dois litros de água por dia.

Buscar alimentos naturais, sem rótulos: consumir pelo menos três frutas no dia, procure consumir nas principais refeições verduras e legumes variados, é de cores que o sistema imunológico adora.

Muitas pessoas estão preocupadas com a vitamina C e essa vitamina é uma das mais fáceis de conseguir através da nossa alimentação fazendo o que é bom demais: saboreando. Consumir boas fontes de vitamina C como: pitaia, acerola, kiwi, pimentão, laranja, limão, mamão, goiaba, folhas verde escura, sendo assim acrescente a vitamina C no seu prato.

Evitar ao máximo alimentos processados, alimentos ricos em açúcar e frituras, que são mais inflamatórios. Evite o fumo, moderação no álcool. O álcool acaba atrapalhando na nossa imunidade.

A vitamina D tem papel muito importante na nossa saúde e imunidade, sendo assim consulte seu nutricionista para avaliar exames e a necessidade de suplementação. Mas sempre que possível exponha-se ao sol diariamente 15 a 20 minutos, sem necessidade de colocar uma sunga e biquíni, você pode ir na sua sacada, grama e deixar os pés, braços e pernas expostos, pois baixo nível de vitamina D está associado com maior suscetibilidade a doenças infecciosas do trato respiratório superior, como a Covid-19.

Pratique atividade física, pelo menos 30 minutos por dia, aproveite para prestar atenção na sua respiração, mantenha a calma, estimule pensamentos positivos no decorrer do seu dia. Gastar energia praticando atividade física é muito importante, mas dormir bem é fundamental para realizar os ajustes essenciais para o bom funcionamento das nossas defesas naturais. Descansar entre sete e oito horas com a cabeça no travesseiro turbina nossa imunidade, crie o hábito de dormir mais cedo e acordar mais cedo.

Estratégias simples e eficientes fazem a diferença, isso é o que está ao nosso alcance, cuidar de nossa alimentação. 


Kerlyn M. A. Zanon / Nutricionista - CRN 10-2578

Telefone: (49) 988876029 - E-mail: kerlyn_maz@hotmail.com

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